O Laboratório De Gestão Empresarial da TANGRAM está fundamentado cientificamente em duas ferramentas:

a) O Simulador Empresarial TANGRAM - software capaz de simular a realidade empresarial no seu sentido mais amplo.
b) A Metodologia TANGRAM - para o desenvolvimento das diversas atividades de gestão das empresas do Simulador Empresarial TANGRAM, inclusive no que tange aos processos de negociação.
O Laboratório possibilita aos participantes exercitar a gestão empresarial nas suas mais diversas extensões. Os executivos são submetidos aos processos de tomada de decisões nas áreas de finanças, de marketing, de operações e de recursos humanos e mercados de capitais.
O Laboratório concilia o trabalho em equipe em ambiente de concorrência, proporcionando um modelo muito próximo à realidade.
O Laboratório abrange as seguintes áreas e processos decisórios:

......... Estratégias e Planos
........- Formulação das estratégias para determinar o posicionamento da empresa no mercado, e a direcionar as suas ações, maximizando o seu desempenho.
........- Estabelecimento de indicadores, metas e desenvolvimento de sistema de medição do desempenho.
......... Operação
........- Balanceamento do processo operacional da empresa: recursos humanos, recursos tecnológicos, insumos da operação, outros aspectos operacionais.
........- Adequação da capacidade operacional ao mercado.
........- Políticas de modernização do parque operacional.
........- Políticas de suprimentos para a operação.
......... Recursos Humanos
........- Balanceamento das forças de trabalho da empresa.
........- Políticas de incentivos aos empregados.
......... Comercialização (Marketing)
........- Desenvolvimento de Sistema de Inteligência Competitiva.
........- Políticas de comercialização da empresa.
......... Finanças
........- A gestão dos recursos financeiros, de maneira a suportar sua estratégia, seus planos de ação e a operação eficaz de seus processos.
........- A política de investimentos para expansão da empresa.
......... Contabilidade
........- Estabelecimento de indicadores financeiros de desempenho.
........- Desenvolvimento de Sistema de Controladoria.
........- Utilização dos conceitos de regime de caixa e regime de competência.
......... Informações
........- Desenvolvimento de Sistema de Informações Gerenciais.
........- O processo de utilização das informações da organização e de informações comparativas pertinentes.
......... Bolsa de Valores
........- Desenvolvimento de sistema de acompanhamento dos indicadores de desempenho das empresas no mercado de capitais (do Laboratório).
........- Política de investimento no mercado de capitais (bolsa de valores do Laboratório).

Simulador Empresarial TANGRAM

A Simulação é um processo de experimentação com um modelo de um sistema real para determinar como este responderá a mudanças em sua estrutura, ambiente ou condições de contorno. O objetivo é que a simulação permita a análise e comportamento do sistema quando submetido a várias decisões alternativas.

No ensino tradicional da administração os conceitos das diversas áreas funcionais são tratados separadamente. A interdependência das áreas não é percebida para quem está aprendendo sobre os conceitos teóricos. As áreas funcionais são tratadas como as peças de LAO-TAN. Se organizadas de forma aleatória geram figuras (empresas e/ou sistemas) inconsistentes.

Assim, tal qual LAO-TAN com suas peças, a TANGRAM desenvolveu um simulador empresarial, no qual, estudantes, empreendedores, gestores e executivos buscam reorganizar as principais funções da administração moderna, integrando-as, harmonicamente, com o objetivo de maximizar os resultados de uma empresa em ambiente competitivo.

A seguir apresenta-se a representação gráfica do Simulador Empresarial Tangram:
........- Estratégias e Planos suportando ações de Pessoas, Marketing, Finanças, Contabilidade, Operações integrados por um sistema de Informações com o objetivo de maximizar o resultado na bolsa de Valores.
........- Peças de LAO-TAN organizadas como uma flecha no sentido positivo cartesiano.

 

(grafico)

 

 

O Simulador Empresarial Tangram, cujo software registrado no INPI sob o No 00.058.584, foi desenvolvido com o objetivo de simular a realidade empresarial no seu sentido mais amplo. Abrange as quatro áreas básicas de gestão de uma empresa: pessoas, contábil-financeira, operações, marketing. Além disso, a simulação do mercado de capitais possibilita experiências de compra e venda de ações na bolsa de valores do simulador.

Metodologia TANGRAM
......... Virtual

A segunda metodologia foi desenvolvida para o LABORATÓRIO VIRTUAL e foca principalmente os conhecimentos técnicos e científicos de administração de empresas. Sua representação gráfica está apresentada no fluxograma que se segue.

......... Presencial

........A primeira metodologia foi desenvolvida para o LABORATÓRIO PRESENCIAL, e tem por objetivo principal exercitar os conhecimentos técnicos e científicos de administração de empresas e, também, as habilidades comportamentais dos participantes em dois tipos de situação:
........- Processo decisório participativo
........- Negociação com atores externos: sindicato dos empregados, gerente de instituição financeira, fornecedores e governo.
........O fluxograma que se segue representa a metodologia utilizada para o Laboratório Presencial.

 

 

(grafico)

 

 

 

Sistema de Gestão para Excelência do Desempenho- SGED
Diagnóstico do Sistema de Gestão
Desenvolvimento e Implantação de Sistema SGED
Sistema de Acompanhamento e Avaliação do SGED