Programa de Desenvolvimento de Executivos Sistemas de Gestão para a Excelência do Desempenho


O Simulador Empresarial Tangram, cujo software registrado no INPI sob o No 00.058.584, foi desenvolvido com o objetivo de simular a realidade empresarial no seu sentido mais amplo. Abrange as quatro áreas básicas de gestão de uma empresa: recursos humanos, contábil-financeira, produção, comercial (marketing). Além disso, a simulação do mercado de capitais possibilita experiências de compra e venda de ações na bolsa de valores do simulador.
O Simulador Empresarial Tangram permite a simulação de uma indústria, que poderá ser modelada segundo critérios que venham a ser estabelecidos pelo Coordenador da simulação, a partir de regras gerais básicas. Esta flexibilidade possibilita simular uma grande variedade de situações, com diferentes graus de dificuldade. Esta característica permite que se utilize o Simulador Empresarial Tangram para auxiliar a aprendizagem de vários conteúdos teóricos da Administração.
A construção do ambiente de simulação depende do nível de conhecimento dos participantes e da complexidade que se queira estabelecer.
O número de empresas a serem simuladas pode variar de 2 a mais de uma centena competidores. Cada empresa poderá ser administrada por uma única pessoa ou por um grupo, dependo dos objetivos que se deseje atingir.
As áreas de comercialização também podem ser variáveis: desde uma única até um grande número (por exemplo: caracterizando cidades de um estado ou regiões de um país).
A relação entre as empresas e as áreas de comercialização também é fator a ser definido para a simulação.
A estrutura de produção poderá ser composta por Linhas de Produção com as características que se queira definir. As empresas poderão compor a estrutura de produção que entendam como as mais adequada.
O mercado de capitais do SIMULADOR EMPRESARIAL pode ser ou não utilizado, dependendo da complexidade que se queira explorar.

Voltar